16 de set. de 2020

Você deveria ter um blog...

Photo by Daria Shevtsova

Olá, ainda há alguém por aí? 
Bom, não me surpreenderia de estar falando com as paredes, já que em 2017, depois do meu notebook estragar, eu parei de postar aqui no blog e nunca mais voltei. Até... Agora!

Decidi voltar, pois na verdade, esse espaço contém muita história e ainda guardo um carinho especial por ele. Aqui também é melhor de acessar as memórias por data e de encontrar as coisas pesquisando por palavras. Foi isso que eu estive fazendo e de repente, decidi voltar a atualizar, porque parece que um blog serve como forma de diário da nossa vida, não é mesmo? E eu acho tão gostoso esbarrar com outras versões de mim por aí.

E também tem um outro negócinho e esse é para te convencer a parar de postar todo seu conteúdo somente no Instagram, é que o blog tem mais alcance no Google, há postagens que escrevi em 2014, quando eu comecei esse blog e ainda era uma criança, que são acessadas até hoje!

Sei que com o passar dos anos, muita gente foi saindo da blogosfera mesmo, tantos foram para o Instagram, Facebook, Medium... E eu já estive em todos eles também. A gente vai se adaptando, né?!

Saí do Blogspot quando as pessoas que eu acompanhava e aquelas que também me acompanhavam foram aos poucos indo para outros lugares, escolhendo novos caminhos.

Mas como eu jamais deixaria de escrever, saí do Blogspot e me encontrei no Medium, que para quem não conhece, é como uma plataforma que reúne vários blogs, onde você tem opções de seguir pessoas, aplaudir seus textos, deixar comentários, grifar partes favoritas do texto, adicionar textos à lista de leitura. Então, logo, eu comecei a publicar diversos poemas por lá e depois de algum momento, consegui uma rede de quase 500 leitores, onde sinto que o que eu escrevo é realmente lido, sentido e interagido. 

Isso é muito bom quando você faz uma coisa que ama, - e eu amo escrever - mas amor não paga contas. E infelizmente, dificilmente você ganhará algum dinheiro escrevendo no Medium. Não me permite colocar anúncios, também não é possível pesquisar postagens por data ou separá-las por assunto. Então, apesar de ter um pró muito bom para novos escritores, que é o crescimento e reconhecimento dentro da própria plataforma, não lhe permite nada mais além disso. Melhor ter um site teu.

E é verdade que um blog nos dias de hoje, não é mais como antigamente, onde costumávamos ter leitores mais assíduos, pois o conteúdo digital se encontrava em maior parte aqui. Mas, hoje, eu quero lhe dizer, o porquê de que você deveria ter um espaço como esse para chamar de seu, de qualquer maneira.

Li algumas pessoas que eu acompanho falando sobre como o Instagram tem monopolizado todos os conteúdos para ele. O que começou como um aplicativo para postar fotos com filtros, se tornou um lugar onde você postar vídeos também, fazer lives, gravar stories como costumava ser no Snapchat, trocar mensagens privadas, vender produtos, tem o IGTV que compete com o Youtube e surgiu até com a opção "reels" bem recentemente e todos nós sabemos que é mais uma cópia descarada e dessa vez, copiou o TikTok, que está em ascensão. 

Mas, calma que não é só isso! Parece que o Instagram já tem testado também a opção de ter uma aba para textos. E aí, termina de acabar com o que resta dos blogs... Isso é muito triste para quem cria conteúdo na internet, já que o Instagram não te permite monetizar conteúdo. Na verdade, lá você chega até a pagar a própria plataforma para não ter o seu alcance comprometido. 

E você pode gastar horas preparando um post, gravando e editando um vídeo, tendo todo o trabalho que envolve criação-execução-edição, e no fim, quem fica mais rico com o seu trabalho é o próprio Instagram. Já que se você não tiver patrocínio de nenhuma marca e não estiver fazendo publi, você dificilmente ganhará alguma coisa com o seu serviço.

Quando você tem um blog que é seu, você pode exibir anúncios nas suas páginas e ganhar dinheiro com os cliques - que a gente sabe que também não é muito, mas já é alguma coisa, né?! -, no caso do Instagram, é como se você trabalhasse para uma grande empresa, onde seu chefe fica cada vez mais rico graças ao seu esforço.

Eu voto para que sejamos independentes, que sejamos nós a lucrar com nosso trabalho e o mais importante, que a nossa empresa não fique nas mãos de outra empresa. E se um dia o Instagram acaba? De acordo com o que estamos vendo, parece que isso não acontecerá tão cedo, mas e se? 

Se o Instagram acaba amanhã, para onde você vai com o seu conteúdo/empresa? 

Vi e acompanhei muitas empresas de todas as áreas - como hotelaria, comida, prestação de serviços, etc - trocarem seus sites, por redes sociais. Primeiro migraram para o Facebook e então as pessoas pararam de frequentar tanto o Facebook como frequentavam no início, e então, tiveram que migrar para o Instagram. E recomeçaram e recomeçaram e vão continuar recomeçando, já que não são mais donos do espaço online de sua empresa. Está tudo nas mãos de Mack Zuckerberg. Até quando?

Se você antes lucrava com acessos ao seu site, hoje paga ao Instagram para que ele exiba suas postagens, produtos e serviços. 

Eu não quero que todos larguem o Instagram, o ponto não é esse, o que quero dizer aqui é que, é importante ter um espaço (site) para chamar de seu. Onde é você quem define como será as atualizações, mudanças, layouts, anúncios... 

Tenha um local onde você não precise ficar constantemente preocupado com qual será a atualização da vez que lhe fará ter de recalcular toda a forma como você publica e exibe seus conteúdos, apenas para que o algoritmo não te sacaneie. 

E se for esperto, você estará em todas as plataformas, para que sua marca seja sempre lembrada. E usando a empresa alheia para aumentar o alcance da sua, isso mesmo. É uma questão de saber dividir qual tipo de conteúdo se encaixa, engaja e deve ser exibido em uma rede social e direcionar o público para seu próprio site, para que você tenha mais acessos e poder. 

Use as redes sociais a seu favor e não contra. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma opinião sobre o que achou da postagem. Volte sempre.


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©