Salut! É com muito entusiasmo que eu venho dizer a todos vocês que eu vou para a França! Estou tão animada, nem parece real, vou fazer intercâmbio de um ano pelo Rotary e ficar um ano por lá. Ainda não acredito direito e esse intercâmbio é tudo o que eu consigo pensar. Não cheguei a comentar nada aqui no blog porque eu tenho essa mania de não querer compartilhar as coisas com as pessoas até que dê tudo certo. Pois bem, agora que já saiu o resultado eu posso falar.
Em dezembro do ano passado (2014) eu fiz a prova do Rotary de intercâmbio, as matérias eram: civismo, conhecimentos gerais, inglês, Rotary, português. Achei conhecimentos gerais a mais difícil, até porque eu estava no 9º ano e a matéria já era do 1º ano do ensino médio. Errei algumas coisas bobas do tipo "Quem escreveu o hino do Brasil?" em civismo porque eu realmente não fazia a mínima ideia de que foi Osório Duque Estrada. Resumindo, eu achei que tivesse ido super mal na prova, mas ontem (dia primeiro de março) eu fui até Ponte Nova - MG, que foi onde deram os resultados das provas, e vocês não imaginam o quão pasma eu fiquei quando anunciaram o meu nome em quarto lugar, foram 16 candidatos e tinha gente até do terceiro ano do ensino médio, eu pensava que ia ficar em último ou penúltimo e a ficha custou a cair quando disseram que eu fiquei em quarto. Fui andando até as bandeiras dos países com o coração prestes a pular do peito e com a visão embaçada de tanta emoção, sério gente, eu não conseguia acreditar que ia realizar esse sonho, fiquei super emocionada.

Quando fui até as bandeirinhas e vi que não tinha vaga para os Estados Unidos fiquei meio triste, porque minha primeira opção era ir para os EUA, meu sonho e também sempre quis aprender inglês aí eu não precisaria mais ficar esperando a legenda das séries sair ahuehueu, mas não deu. Só tinha uma vaga pros EUA e quem pegou ela foi a menina do terceiro lugar, trágico né? Por um eu não consegui. Acho que eu fui a pessoa que mais demorou a escolher para qual país ir, mas eu não estava nem aí se as outras pessoas estavam ansiosas para saber sua colocação e escolher seu país, naquele momento eu estava em um momento muito sério de indecisão. Cara, eu estava decidindo o meu futuro! Era uma decisão super importante e eu que já sou indecisa por natureza fiquei ainda mais naquele momento. Eu tinha várias opções, França, México, Dinamarca, Hungria, Turquia, Tailândia, Taiwan, Peru, Colômbia, Equador. E fiquei super na dúvida entre França, México e Dinamarca. México por ser um país que eu acredito que me receberia muito bem e porque espanhol é mais fácil. Dinamarca por ser um país lindo que eu acredito que amaria conhecer, e França nem sei porque, também não sei direito porque escolhi a França, foi pura intuição, eu estava super na dúvida principalmente entre França e México e de repente peguei a bandeira da França com as mãos tremendo, simplesmente sentia que era isso, França!
Tive alguns pequenos momentos de desespero depois de ter escolhido a França porque, meu deus, eu não tenho nem o básico de francês e vou estar indo para esse país daqui alguns meses. As vezes ainda tenho alguns desse surtos, na verdade ainda estou apavorada de ter que falar francês. No entanto sei que irá ser um ótimo ano, independente de qual seja o país, e talvez na França seja ainda melhor, porque não estou indo com as expectativas tão altas do jeito que eu iria se fosse para os States. As melhores coisas da vida não são planejadas, né?
"Sempre mantenha suas expectativas baixas: assim, as decepções serão menores e as surpresas maiores."
Estou satisfeita com o país, não era a minha primeira opção mas é isso aí, nem sempre conseguimos o que queremos mas só porque as coisas não saíram como o planejado não significa que elas precisem ser ruins.
Vai ser mais difícil? Sim, e muito. Agora eu preciso aprender o necessário em Francês até julho ou agosto, mais ou menos por aí. Vou ter que me virar em um país bem diferente do meu, precisarei me adaptar a cultura francesa que tem costumes muito distintos dos nossos e falar uma língua bem difícil a qual eu nunca tive noção alguma, sei que nada disso será fácil mas eu estou disposta a aceitar o desafio.
Espero que dê tudo certo e que vocês acompanhem esta minha mais nova aventura!
Fotos: We Heart It