5 de abr. de 2015

Por onde começar a aprender francês?

              


Salut tout le monde!  Comentei aqui no blog que vou fazer um intercâmbio para a França em agosto desse ano (se você ainda não viu o post, clique aqui), quem já leu o post está ciente de que eu não sei nadica de nada de francês, pois bem, na minha cidade não tem curso de francês e estou tendo que me virar e começar a aprender sozinha mesmo, pela internet. Eu elaborei um jeito para que eu possa estudar e aprender francês sozinha em pouco tempo. Fiz meio que um plano de estudo, cada semana eu irei me focar em alguma matéria diferente e estudar no mínimo 1:30 por dia. O ideal mesmo seria estudar um total de 3 horas por dia, e ter 21 horas estudadas por semana, mas nem todo dia eu vou estar afim de estudar isso tudo porque sou meio preguiçosa e ainda tenho avaliações da escola para estudar, então, não vou criar metas as quais eu não possa cumprir.

Irei compartilhar no blog todo o meu plano de estudos para o caso dele vir a ser útil para alguém que também gostaria de aprender francês e não faz a minima ideia de por onde começar. Por enquanto só fiz até a 4ª semana, mas antes desse mês acabar eu ainda atualizo com tudo que pretendo estudar no mês de maio. Também irei postar dicas de sites que possam ser úteis, filmes, músicas, tudo sobre francês que venha a calhar. Espero que gostem e quem souber qualquer coisinha sobre francês, me fala, podemos trocar informações haha.

1ª semana (06/04 até 12/04) 
Decidi começar por Aprender cumprimentos básicos e saudações pois oi, tchau, tudo bem?, bom dia, etc são o mais básico do básico, aquele tipo de coisa que a gente sempre fala quando encontra alguém. Então tem que saber isso antes de mais nada.
E estudar também Pronomes pessoais que são indispensáveis em qualquer língua que você esteja aprendendo. 

2ª semana (13/04 até 19/04) 
Depois é hora de Aprender alguns dos verbos mais usados, para que você consiga se expressar em outra língua precisa saber alguns. (ser/estar, ter, gostar, saber, querer, poder, entender) Separei os que eu considero mais úteis para mim, mas você pode optar por aprender outros primeiro.
E acredito que seja bom frisar bastante essa coisa de verbo, porque verbos são um grande passo para você conseguir constituir alguma frase, portanto não vou acrescentar mais nenhuma matéria para os estudos não ficarem muito pesados.

3ª semana (20/04 até 26/04)
E agora vamos estudar Números, Cores, Animais, Objetos do dia a dia, Comidas e bebidas, para que você possa usar o que você aprendeu nos estudos anteriores, pronomes pessoais e verbos, e conseguir elaborar alguma frase, por mais simples que seja.

4ª semana (27/04 até 03/05)
E no finzinho do mês é que a gente vai descobrir se todo o esforço valeu apena, é hora de tentar iniciar alguns diálogos básicos, inícios de conversação, cumprimentar alguém, falar como está se sentindo, falar sobre comidas, animas, sobre o que você gosta de fazer...


Lembrando que esse post foi só o meu plano de estudos, por onde e como eu pretendo começar a estudar o francês, os sites que eu for usar para aprender cada coisa eu trago depois em um outro post. Espero que tenham curtido essa ideia que eu tive de compartilhar isso tudo com vocês, me contem nos comentários o que acharam e quem vai topar se arriscar no francês comigo?! ;)



Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Espero que tudo dê certo com os seus estudos. ♥ É muito gostoso aprender um novo idioma, embora pela internet seja um pouco difícil. E de qualquer forma, não dizem que com um mês de intercâmbio você já consegue falar um monte de coisa?

    Eu fazia inglês através de um site muito mara chamado Duolingo, totalmente grátis. Aí entrei num curso de inglês pago e descobri que o site era melhor que aquilo! Eu aprendi numa semana de Duolingo o que o curso levou um mês pra me ensinar. Aliás, lá tem francês - só não sei se é o curso inteiro, até o nível avançado, ou se só tem a fase beta. Em todo caso tó aqui, se você quiser dar uma olhada: pt.duolingo.com Eles ensinam de um jeito bem fácil e dinâmico, eu sinto até vontade de largar o curso e voltar a estudar nele, ASHUHAS.

    agataluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ágata, obrigada pela dica mas na verdade eu já uso o site hahah, já tenho a conta lá um tempão, antes eu usava para aprender inglês, agora eu estou me dedicando mais ao francês, e sim o curso ainda está em fase beta, mas tem me ajudado muito, tem sido bem útil para mim ainda mais porque comecei lá sem base nenhuma e agora já sei umas coisinhas beeem básicas mas pelo menos já é alguma coisa hehhe Valeu!!

      Excluir
  2. Nossa que demais, deve ser lindo ir para França, acho lindo e difícil o jeito como eles falam, boa sorte.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, estou bem ansiosa para conhecer a França e também falar francês, é realmente uma língua muito linda mas infelizmente difícil também, principalmente a pronúncia </3 Bjss

      Excluir
  3. Olha só, parabéns pelo intercâmbio, experiências assim valem ouro rs Curta o máximo possível, já vá com isso em mente. E baa, eu comecei a estudar francês mas tive que dar uma pausa por causa da faculdade e do inglês :3

    Seu quadro de estudo ficou ótimo, tu organizou muito bem as prioridades, vai se sair bem :D Vou acompanhar seu progresso LOL quem sabe não embarco nessa outra vez!

    É isso, fique bem :D
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Washington!! E embarca no francês de novo sim, é uma língua linda demais só que meio complicadinha né haha ;D

      Excluir
  4. Bonjour belle, d'accord? Pour l'instant je suis étudiant en anglais, mais je ai l'intention d'améliorer dès moi en français, parce que je pense une belle et charmante langue ...

    Venez me rendre visite:http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana, curta essa experiencia maravilhosa <3
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Espero que corra tudo bem :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Cara, estou realmente muito feliz por você! Que sua viagem seja incrível. <3
    Eu tenho vontade de aprender outras línguas... Adorei a ideia de você se aprender sozinha pela internet, espero que dê tudo certo e você consiga.
    Um beijo!
    psicot-i.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Tenha uma ótima viagem !!!! :D

    http://luhdeoliveira91.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o planejamento! Boa sorte <3
    Estou super feliz por você, que seja incrível!

    ResponderExcluir
  10. Acho tão massa que do jeito que osu louca, capaz de tentar mesmo

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito aprender francês, que virá logo depois do inglês (e depois do francês o alemão). Gostei muito do seu plano de estudo, mas outra coisa indispensável, fora essas, é saber perguntar onde fica tal lugar e etc. Começa com um cumprimento, então pergunta que horas são, onde fica tal lugar e etc. Eu me perco muito facilmente, então faria isso. Esse é seu plano de estudos pra esse mês, então o próximo mês pode incluir isto.
    Estou muito absorta no inglês, se colocar outra coisa na frente provavelmente meu cérebro dará um nó e não vou conseguir fazer nem um nem outro. Primeiro, inglês. Depois, francês. Por último, alemão. Também quero aprender russo ou espanhol, ou japonês e coreano, mas esses ficariam pra depois, pois tenho outras necessidades.
    Quero posts quando tiver na França, viu?
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vou te contar: tenho muita vontade de aprender francês, mas sozinha não consigo haha. ótimas dicas.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  13. Aprender sozinha é dureza, mas tem umas palavrinhas que dá pra entender.
    Aproveite bem esse intercambio que tá chegando para esse país lindo e demais,
    Bjs

    http://www.umamineirasonhadora.com/

    ResponderExcluir
  14. Caramba, que lega! Precisa de muita dedicação mesmo pra aprender outra língua, ainda mais sozinha, então te admiro, mesmo porque acho francês bem complicadinho D; mas você não pensou em fazer algum curso online? aqueles rápidos e tal

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  15. Eu tô estudando francês sozinha por um site e com ajuda de alguns livros. Essa semana não consegui ver nada, mas eu tava indo bem até :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

Deixe uma opinião sobre o que achou da postagem. Volte sempre.


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©