7 de jul. de 2014

Tirando um tempo pra pensar no futuro

angelina jolie

Uma coisa que eu adoro fazer mas que também me preocupa é pensar no meu futuro. Eu gosto de imaginar as coisas maravilhosas que ainda estão para acontecer na minha vida mas as vezes sinto medo de não conseguir seguir todos os meus sonhos, que acredite, são muitos.
Ainda sou nova para decidir qual faculdade cursar mas parando para pensar um pouquinho o tempo passa num piscar de olhos e de repente eu já posso ter terminado o ensino médio sem a minima noção de qual carreira seguir e isso me assusta. Eu tenho medo de escolher uma profissão e no meio do meu curso descobrir que aquilo não é o que eu realmente quero para mim, acho que quando você escolhe fazer o que gosta o seu trabalho não será algo cansativo ou tedioso, será mais como fazer o que te da prazer e ser remunerado por isso, e esse é o meu primeiro critério na hora de escolher uma área profissional, fazer o que eu amo, pois assim terei certeza que estou feliz e satisfeita com o meu emprego.
Escolher seu curso provavelmente é uma das escolhas mais difíceis que você terá de fazer na vida então reserve um tempo sozinho consigo mesmo e faça perguntas como "O que eu quero?" e "Vou ser feliz fazendo isso?", pense nas suas habilidades e escolha algo em que você irá se destacar pelos seus talentos, e não escolham algo só porque você irá ganhar bastante dinheiro. Esse é o pior erro que você pode cometer na hora de escolher uma profissão. Dinheiro não traz felicidade, acredite. Se imagine trabalhando em algo que você odeia só porque irá ganhar 15 mil por mês; todos os dias você acorda de mau humor e sai de casa reclamando de mais um dia de trabalho, volta para casa irritado e cansado, e isso tudo porque você trocou sua felicidade por 15 mil reais todo mês na sua conta bancária. Agora tente se imaginar trabalhando no que ama, você já chega no trabalho mais disposto e volta para a casa com a incrível sensação de que sua vida é aquilo que sempre sonhou, você pode não estar ganhando 15 mil mas esta feliz por fazer o que gosta. Seguir a carreira que você gosta não significa também ganhar mal, você pode se dedicar e usar suas habilidades a seu favor, quando se der conta você estará ganhando mais do que aquele seu colega que não suporta ver sangue mas escolheu medicina por ser mais remunerado do que ser fotografo que sempre fora o sonho dele.
Não vou mentir e dizer que vai ser fácil, porque a vida é uma eterna luta na qual as vezes você ganha a batalha e as vezes perde, a caminhada é longa mas a vista do topo compensa. Não deixe que ninguém interfira na sua escolha ou lhe digam que seus planos nunca vão dar certo, você quer, você pode, você consegue. Quem acredita sempre alcança.

Alguns testes vocacionais que eu recomendo para vocês descobrirem o que mais tem haver com vocês e usarem seus dons a seu favor. Esse e esse.

Depois de realizar o teste vocacional irá aparecer algumas das carreiras que mais têm a ver com você, pesquise mais sobre elas e se possível converse com alguém que está neste ramo para que você possa fazer perguntas mais especificas e tirar duvidas, vale a pena também pedir a sua escola para levar os alunos para fazer um tour em alguma faculdade onde possam tirar duvidas e ver mais como tudo acontece.
"Faça o que você ama e nunca precisará trabalhar."

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Super concordo com voce. Não da para sacrificar a felicidade por conta do dinheiro, além do mais quem faz o profissional é voce e não faculdade/professor/emprego. Se voce quer algo lute com todas as forças para conseguir.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada é impossível, precisamos lutar por aquilo que queremos mesmo haha

      Excluir
  2. Oi Tha, tudo bem? Vou te contar meu dilema com a vida profissional: até meus 14 anos, quis ser comissária de bordo. Dos 15 aos 17, quis fazer faculdade de moda, passando de design pra jornalismo, o que me levou a querer cursar jornalismo e trabalhar escrevendo, independentemente da área. O problema foi começar a trabalhar muito cedo (aos 17) numa empresa muito boa, com um plano de carreira que vale a pena tentar. Hoje tenho 18, faço administração na faculdade e já subi de cargo lá. É o que eu quero pro resto da vida? Não, juro que não, por mais que o salário seja bom, eu ainda tenho um sonho e nem que seja pra escrever pra um portal meia boca 1 vez por semana, eu ainda vou.
    Te falei tudo isso pra dizer que a vida é uma só, ok, mas que sonhos não morrem quando você escolhe outra faculdade. Eu mantenho meu blog com todo amor do mundo, mesmo não recebendo pra fazer isso, eu tenho como um trabalho: meu trabalho dos sonhos. A gente não decide nossa vida quando se matricula na faculdade, mas quando se mexe pra realizar o que a gente realmente sonha.
    Já passei várias vezes pela crise de identidade profissional e não é um teste que vai definir pra você o melhor, mas tentar.
    PS: não me odeie, pelo amor de Deus! Hahaha falei tudo isso porque queria que alguém tivesse me falado. Teria me poupado muitas noites mal dormidas, crises de estresse e choros no banho rs.

    Beijos, te desejo todo sucesso e felicidade!
    http://www.blogdabrub.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina Bruna, não vou te odiar até porque você me deu um conselho super importante que com certeza vou levar pra minha vida, valeu e volte sempre hahah <3

      Excluir
  3. Quando tinha a sua idade, os meus pensamentos eram semelhantes aos seus. Eu queria logo saber o que eu queria ser, qual carreira seguir. Com o passar do tempo, entendi que essa decisão não precisa ser tomada com antecedência. Na hora certa você entenderá para qual lado você quer se dirigir e qual caminho quer seguir.
    E se você se enganar e, ao longo do curso, pensar que não é aquilo que você queria, troque de curso, mude de rumo e seja feliz fazendo novas escolhas.
    A vida é só uma, mas, graças aos céus, temos várias chances (em alguns casos) de acertar o que desejamos.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou ansiosa demais, gosto de planejar tudo com antecedência mds fhdfgdhfgdh obrigada pela visita!!

      Excluir

Deixe uma opinião sobre o que achou da postagem. Volte sempre.


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©